CONTROLE DE PRAGAS

Pragas urbanas são espécies de insetos ou animais que infestam os campos e cidades provocando danos à nossa saúde. E podem picar, morder, danificar alimentos e objetos e ainda transmitir doenças ao homem.

Elas geralmente se procriam no inverno e se espalham no verão, época em que as baratasratosmosquitosmoscascupins, pombosformigas e outros são mais vistos.

As pragas migram para as zonas urbanas buscando alimentação e abrigo, o que é proporcionado pelo próprio homem, quando esse mantêm ambientes sujos e quando depositam lixo em locais inadequados. Dentre as principais espécies encontradas em áreas urbanas destaca-se as baratas, os pombos e as formigas.

São necessárias algumas ações para a prevenção do deslocamento de pragas para as áreas urbanas, como: não amontoar lixo ou materiais em desuso, manter alimentos em locais fechados, vistoriar depósitos e locais onde alimentos são armazenados periodicamente, mantendo o local sempre limpo. Ao detectar a presença de qualquer espécie é importante acionar uma equipe especializada em controlar pragas e vetores para que o local seja inspecionado e, após a inspeção, seja realizada a erradicação de tais espécies.

DESRATIZAÇÃO

Tratamento para controle de roedores em geral. Os grupos de roedores mais comuns encontrados nas áreas urbanas estão classificados como:

1. Camundongos (Mus Musculus): O camundongo ou rato-doméstico ou ainda murganho é uma espécie de pequeno roedor da família dos murídeos, encontrado originalmente na Europa e Ásia, e atualmente distribuído por todo o mundo, geralmente associado a habitações humanas. São os ratos silvestres, que normalmente se abrigam nos bosques, parques urbanos, terrenos abandonados com mato alto e por vezes, também podem abrigar-se nas residências próximas a estes locais, por apresentarem facilidade de acesso à alimentação e abrigo protegido dos predadores.

2. Rato-preto (rattus rattus): são os roedores que se abrigam em telhados, sótãos, porões de casas, mercearias, armazéns e até porões de embarcações. Totalmente adaptados ao ambiente doméstico, formam colônias de dezenas de indivíduos, por encontrarem facilidade de acesso à alimentação (restos nos lixos mal vedados, dispensas, comida de cães domésticos de fácil acesso, entre outros), água e abrigo protegido dos predadores.

3. Ratazanas (Rattus norvegicus): é uma espécie de ratazana originária do leste da Ásia, mas atualmente naturalizada em quase todas as regiões povoadas do planeta, sendo a mais comum e conhecida de todas as espécie de ratos. Normalmente abrigam-se nos esgotos, e se encontrarem acesso às residências, ali se alojam por obter facilidade de alimentação (restos nos lixos mal vedados, dispensas, comida de cães domésticos de fácil acesso, entre outros). Nestes casos, podem desenvolver colônias com dezenas de indivíduos.

DESCUPINIZAÇÃO

Descupinização: tratamento para controle de cupins e brocas. Cupins distribuem-se em dois grupos:

1. Cupins de madeira seca (Cryptotermes brevis): trata-se da espécie de cupim que desenvolve seu ninho e colônia na mesma madeira que usa como alimento. Por esse motivo, sua colônia é significativamente menor que de outra espécie e o tratamento restringe-se aos locais onde são encontrados seus vestígios.

2. Cupins subterrâneos (Coptotermes gestroi): trata-se da espécie de cupins que se instalam em qualquer ambiente propício ao desenvolvimento de sua colônia, que neste caso, podem conter centena de milhares de indivíduos, como: alicerces, árvores antigas, tocos de árvores, entre lajes, entre forros e paredes, bem como pisos e assoalhos, porões, entre outros. Neste caso, quando se é percebido a movimentação dos cupins, não deve-se aplicar produtos para mata-los, mas sim, comunicar uma empresa especializada, para que esta localize o local da colônia e o tratamento por ser efetivo. Ainda sim, é realizada uma varredura territorial no perímetro de até 20 metros, para verificar ocorrências de possíveis colônias secundárias. Brocas são insetos, que semelhante aos cupins de madeira seca, destroem o local onde se instalam e de maneira individual (não se organizam em colônias) vão furando a madeira e depositando novos ovos por onde passam, originando novos indivíduos independentes. O tratamento neste caso, tal qual como para o cupim de madeira seca, será no local da infestação.

As Brocas de madeira são besourinhos que se alimentam de madeira, cujos ovos são depositados em peças e estrutura de madeira em geral. Ao eclodirem as larvas, estas iniciam sua alimentação realizando galerias na peça de madeira infestada e expelindo um pó fino oriundo desta atividade. Quando cessa o aparecimento do pó, a larva completou seu desenvolvimento e se prepara para se tornar um indivíduo jovem. Após algumas semanas ou meses (conforme a espécie), emerge o adulto e o ciclo de vida continua.

Veja o que pode acontecer com o madeiramento do seu telhado 

Encontrando algumas destas situações o melhor a fazer e solicitar ajuda profissional, entre em contato com D.D.Lider: 14-3626-2660 / 14-99735-6153, ou solicite um orçamento através do e-mail contatosergio@ddliderjau.com.br / contatodaniela@ddliderjau.com.br. Um especialista no assunto será direcionado a sua residência para avaliar as condições e apresentar a melhor opção para resolver seu problema com brocas de madeira.

Medidas Preventivas:

Utilizar madeiras naturalmente inatacáveis por cupins, tais como: peroba do campo, peroba rosa, jacarandá, pau ferro, braúna, gonçalo alves, sucupira, copaíba, orelha de moça;

Colocar telas com malha de 1,6 mm em portas, janelas, basculantes e outras aberturas para evitar a entrada de cupins, durante as revoadas nupciais;

♦  Evitar estocagem inadequada de madeira e seus derivados, principalmente em locais úmidos;

Vistoriar periodicamente, rodapés, forros, armários, estantes, esquadrias e outras estruturas de madeira, a fim de detectar qualquer início de infestação, facilitando o controle;

Retirar o madeiramento usado durante as obras imediatamente após o término das mesmas, a fim de evitar possíveis infestações no imóvel;

Retirar e destruir madeiras infestadas, preferencialmente, queimando-as em lugares adequados;

Em bibliotecas e arquivos, usar sempre que possíveis estantes metálicas.

São pequenos Besouros que fazem parte do grupo dos coleópteros. Suas larvas possuem a capacidade de se alimentar de celulose destruído todos os materiais feitos desta substância como livros, peças de mobiliário, obras de arte dentre outros.

 Os adultos depositam os ovos em peças e estruturas de madeira. Após a eclosão, as larvas alimentam-se desta madeira, gerando galerias na peça infestada e um pó fino proveniente desta atividade. O não aparecimento deste pó indica que a larva completou seu desenvolvimento, preparando-se para empupar (transformar-se em pupa (o inseto)). Ao tornarem-se adultos, estes besouros saem em busca de parceiros para acasalar.

 O ciclo de vida desses insetos ocorre por metamorfose completa, apresentando as fases de ovo, larva, pupa e adultos. O desenvolvimento completo pode ultrapassar um ano. Os adultos deixam na madeira pequenos orifícios (1 mm de diâmetro); as larvas escavam galerias, deixando vestígios na forma de pó fino ou de granulometria variada, danificando seriamente a madeira ou material infestado.

 Podem atacar madeira viva; infestar madeiras vivas completando o ciclo de vida depois que a madeira estiver seca e outras atacam somente madeira seca. Algumas espécies atacam madeira em decomposição.

As Brocas de madeira podem ser encontradas em madeiras vivas e a grande maioria não sobrevive quando a madeira passa por um processo de secagem. Outros estão associados a infestar madeira em madeira em processo de apodrecimento, ou seja, não conseguem atacar a madeira saudável.

Principais espécies:

As espécies mais comuns que atacam madeiras em residências são:

Anobium Punctatum

Lyctus Brunneus

Proteja a madeira com a aplicação de produtos, seguindo as instruções de uso. A proteção deverá ser feita em todas as superfícies que não tem tinta ou verniz, assim como as juntas nas madeiras.

 Manejo Integrado de Pragas (M.I.P.)*

Controle Integrado de Pragas

Desinsetização

 

Contando com técnicas e equipamentos de ponta, oferecemos a melhor solução para controle, manejo e prevenção contra pragas do mercado. Com uma equipe de profissionais altamente capacitados, garantimos total proteção e efetividade em nossas atividades.

DESENTUPIMENTO

Desentupimento em residências, comércios, indústrias, zona rural, entre outros, para:

- Tubulação de Esgoto em banheiros (pias,  vasos sanitários, mictórios, ralos), em  cozinhas (pias e caixas de gordura) e também em caixas de inspeção.

- Tubulação de águas de chuva (calhas, condutores e ralos de quintal).

CONSERTO E REPARO DE VÁLVULAS DESCARGA

Realizamos a troca dos reparos das válvulas de descargas, de torneiras, bóias de caixa d’água e registros em geral.

 

 

 

 

LIMPEZA E ASPIRAÇÃO DE FORROS

Realizamos a limpeza em forros e lajes para remoção de ninhos de pássaros e fezes destes animais, a fim de evitar a proliferação de insetos  e bactérias nocivas à saúde humana, bem como, a aspiração da sujeira acumulada nesses locais.

 

 

 

LIMPEZA DE PEDRAS E PISOS

Realizamos a limpeza em todos os tipos de pedras e pisos, em quintais, bordas de piscinas, área de lazer, calçadas e fachadas.

 

 

 

 

 

LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE CAIXAS D’ÁGUA

Limpeza e Desinfecção de Caixas D’água.

Temos equipamento e mão de obra treinada (seguindo as normas para trabalho em altura NR 33 e em local confinado NR 35) para a limpeza e desinfecção de caixas d’água de pequeno, médio e grande porte, conforme instruções da ANVISA, constantes do Comunicado CVS 006 de 12-1-2011 (clique abaixo), em:

  • Residências;
  • Indústrias;
  • Hospitais;
  • Comércios, etc.

 

Comunicado CVS 006, de 12-1-2011

Limpeza e Desinfecção de Caixas-d’água.

 

(Clique no ícone para visualizar)

  

Comunicado CVS-36. De 27/06/91

Higienização e desinfecção
dos reservatórios de água domiciliares

(Clique no ícone para visualizar)

LIMPEZA DE COZINHAS INDUSTRIAIS

Realizamos a limpeza pesada e desengordurante, com produtos e procedimento apropriados em paredes, pisos, coifas, pias, para restaurantes, salões de festas, cozinhas industriais em hospitais, entre outras.